quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Intolerância à lactose


(O texto abaixo foi escrito por solicitação da equipe de reportagem da revista Women's Health. A reportagem completa pode ser conferida clicando aqui)

O que é?

É uma condição causada pela falta da enzima lactase, que tem como função quebrar as moléculas de lactose para que elas possam ser digeridas. Essa enzima está presente normalmente nas células epiteliais da mucosa do intestino delgado.

Quem pode ter?

Estudos antigos e recentes mostram que essa condição está presente numa grande parcela da população adulta, chegando a mais de 50% de adultos portadores de intolerância à lactose.

Quais são os sintomas?

A presença de lactose não digerida no interior do intestino, quando não há a enzima para quebra-la pode ser responsável por sintomas variados. Os mais freqüentes são empachamento ou estufamento do abdome, cólicas e diarréia com fezes liquidas, que ocorrem quando se ingere leite ou derivados (queijo, manteiga, iogurte, etc).

Como tratar?

Suspender o uso de leite e derivados costuma ser suficiente para melhorar os sintomas. Algumas vezes pode ser necessário alguma medicação para aliviar os sintomas.

Como fazer o diagnóstico?

Habitualmente o diagnóstico pode ser feito através de obtenção de uma história clínica detalhada, mas muitas vezes podem ser necesários outros exames, principalmente a pesquisa de substâncias redutoras nas fezes. Atualmente é possível fazer o diagnóstico com grande índice de certeza através de biópsias do duodeno feito por via endoscópica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.